Museu Amazônico promove exposição de artista plástico sobre os mitos dessana

De 12 de março a 12 de abril o Museu Amazônico promove a exposição “Feliciano Lana e o mito Dessana” do artista plástico indígena Feliciano Pimentel. Através de pinturas em aquarelas sobre o papel , o artista narra os mitos das etnia dessana “A origem da noite” e “Como as mulheres roubaram as flautas sagradas”.

O artista

O amazonense Feliciano Pimentel Lana nasceu na aldeia São João, às margens do rio Tiquiê, município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km da capital Manaus), em 3 de janeiro de 1937. Mestre sobre ritos e curas da cultura Dessana, Lana começou a escrever os mitos Dessana em 1965, quando descobriu a vocação para o desenho ao ilustrar as narrativas que contava. O trabalho de Feliciano Lana passa a ser reconhecido por pesquisadores e antropólogos de fama internacional. Suas obras foram expostas em museus brasileiros e da Alemanha, Itália, França e Espanha. Possui trabalhos com pesquisadores americanos e já foi objeto de estudos promovidos pela UnB e USP. Recebeu o nome Feliciano ao ingressar no internato salesiano, mas este artista nasceu Sibé Kenhiporã, cujo significado em português é algo como “Filho dos Desenhos dos Sonhos”.

Onde: Museu Amazônico, localizado na rua Ramos Ferreira, 1036, Centro, Manaus. O museu abre de segunda à sexta de 08 às 19h.

Quando: De 12 de março a 12 de abril.

Anúncios

Sobre MaoDita
Mais um teste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: