Pinhole Day

Mesmo com todas as possibilidades tecnológicas da era digital, muitos fotógrafos ainda se encantam com as técnicas artesanais de fotografia como a Pinhole. Mas, você sabe o que é isso?

Pinhole em inglês significa “buraco de agulha” e se trata de uma técnica muito rústica de fotografia. Uma câmera pinhole pode ser feita a partir de objetos simples, como caixas de fósforos, latinhas de alimentos ou qualquer recipiente que não penetre luz.

A captação da imagem se dá, como o nome diz, através de um pequeno buraco onde a luz passa direto para o papel fotográfico dentro da caixa. Como não há lentes, não há uma nitidez bastante precisa, resultando em imagens diferentes e bem interessantes.

Claudio Bocchini, Itália

Para difundir a beleza da fotografia Pinhole e tentar e pregar um instante de desprendimento tecnológico, foi criado o Dia Mundial da Fotografia Pinhole – Pinhole Day. A data é comemorada anualmente no último domingo do mês de abril. No dia 25 de abril de 2010 o DMFP completa 10 anos. Qualquer um pode participar da comemoração e mandar o resultado para o site www.pinholeday.org. Lá existe uma galeria com fotógrafos de todo o mundo que já participaram do Pinhole Day.

Aqui em Manaus, o grupo de fotografia “A escrita da Luz” já participa do evento há 5 anos. Coordenado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, o Pinhole Day Manaus 2010 será em comunidades periféricas da cidade, atribuindo assim, um carater social ao evento.

Michell Mello, Manaus

Alexandre Fonseca, Manaus

As atividades no domingo contarão ainda com exposição fotográfica, fotovaral, jornada fotográfica com pinholes, oficina de câmeras pinholes e câmeras obscuras. A programação vai das 8h às 12h, na periferia do bairro da Cachoeirinha, as margens do igarapé do quarenta, próximo ao Prosamim. Ainda há tempo de construir sua pinhole  e participar.

Você também pode usar essa técnica numa câmera digital. O fotográfo gUi mohallen tem tutorial bem legal no seu site.

Anúncios

Sobre Giovanna Consentini
Jornalista, feminista e mestranda de Imagem e Som. Pesquisa temas ligados aos direitos humanos e representação feminina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: