Mulheres nos Quadrinhos: Shoujo Mangá

O segundo dia do Manaus Comic Con teve a participação da pesquisadora e historiadora Valéria Fernandes, que abordou em palestra o tema “Shoujo mangá, os quadrinhos femininos japoneses”. Você já ouviu falar de shoujo?

Com certeza, para os mais aficionados pelo gênero, talvez o termo shoujo seja familiar e mesmo aqueles que não conhecem já devem ter acompanhado séries, como: Sailor Moon, Sakura Card Captor, Candy Candy, entre muitas outras.

A palavra Shoujo quer dizer moça ou menina em japonês, pode-se entender que a definição de shoujo mangá consiste em quadrinhos escritos para o público feminino. Esse gênero possibilitou a produção de quadrinhos feitos por meninas: as quadrinistas não precisavam mais algemar suas referências e inspirações a autores homens e as editoras passaram a perceber que existia um público feminino em potencial, o qual havia subestimado ou mesmo nunca tinham pensado.

Serena, a protagonista de Sailor Moon

Serena, a protagonista de Sailor Moon

No Brasil, a conquista de mais espaço para as mulheres no universo da HQ caminha em passos lentos, explica a pesquisadora: “A turma da Mônica Jovem e o quadrinho da Luluzinha focam num público de leitoras consumidoras. Há materiais produzidos por mulheres no ocidente, mas geralmente são poucos, de qualquer maneira não tem uma indústria focada nas leitoras de quadrinhos, também não há um número considerável de mulheres quadrinistas no ocidente”.

No ocidente, a difusão do shoujo começa com o anime Sailor Moon, que fez muito sucesso no Brasil. A série recria o conceito da garota mágica, misturando ficção, romance e comédia ao narrar as aventuras de um grupo de meninas guerreiras. Aliás, a Sailor Moon ano que vem completa vinte anos e os fãs esperam ansiosos pelo lançamento do mangá aqui no Brasil.

Texto por  Ítala Lima e Dayana Daide

Anúncios

Sobre italalima
Imagina o mundo e por ele se interessa. Publicitária formada pelo IFAM.

2 Responses to Mulheres nos Quadrinhos: Shoujo Mangá

  1. Palloma says:

    Show amiga, gostei. Queria ter ido pro evento. Parabéns Ítala.

  2. Daniel Moura says:

    “Volte a forma humilde que merece…”

    Juro que nunca assisti Sakura Card Captors. Um amigo meu me contou que ela fala aquilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: