Agende: Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia

A capital amazonense vai respirar fotografia, mais uma vez. Está chegando mais uma edição do Festival  Manaus Bem na Foto que acontece de 14 a 24 de outubro de 2011.

A programação deste ano inclui palestras, workshops, leituras de portifólios, exposições e outras atividades. Agrande novidade é a realização do I Fórum Amazonas de Fotografia, que acontece dias 15 e 16 de outubro e coloca em debate a produção fotográfica local, políticas públicas para a fotografia no Amazonas e intercâmbios na Amazônia.

As Palestras/Photovivências já confirmadas são de Alexandre Sequeira e Guy Veloso (PA), Marcio Vasconcelos (MA), Rodrigo Braga (RJ), Jimmy Christian, Marcio Silva e Amarildo Oliveira (AM) e Fotoclube Roraima (RR). Os workshops ficam nas mãos dos fotógrafos Raphael Alves, Carlos Navarro e Emanuel Pires (AM).

Entre as exposições estão “Amazônidas” do grupo A Escrita da Luz,  “Brincadeira de Criança”, de Francisco Araújo, “A Velha Manaus Moderna”, de Michell Mello, ‘Ritual Dessana’ de Paulo de Lima, Coletiva Fotonascimento, ‘Corpos em movimentos’ de Evandro Seixas, ‘Uma Certa Amazônia’ de Alberto Cesar Araújo, ‘Wotchimaucü’de Raphael Alves, ‘Waimiri Atroari’ de Ricardo Oliveira, ‘Retratos da Amazônia’ de Ione Moreno e ‘Navio Gaiola – Cores Entrelaçadas, Conservação da Amazônia e Pescadores de Doações’ de Alexandre Fonseca, todos do Amazonas. Já as exposições visitantes trazem os  nomes dos paraenses Alexandre Sequeira e Guy Veloso, respectivamente com as obras Nazaré de Mocajuba e Entre a Fé e a Febre e a coletiva Fragmentos de Roraima, do Fotoclube-RR.

Sobre o projeto

O  “Manaus Bem na Foto” já é realidade desde 2006, levando ações sociais a praças, ruas, escolas e comunidades periféricas e ribeirinhas de

Manaus, sempre na semana do aniversário da cidade. Um dos resultados desse trabalho foi a criação do grupo de fotografia amazonense “A Escrita da Luz”, que revela novos talentos e hoje é um dos grupos mais atuantes da fotografia brasileira, segundo a revista Fotografe Melhor.

Em 2010, o projeto chegou ao amadurecimento com a realização da primeira edição do “Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia”, um marco para a fotografia nortista com o encontro e a criação da Rede Amazônia de Fotografia. – Rede de Produtores Culturais da Fotografia na Amazônia, composta por fotógrafos e produtores culturais de todos os Estados do Norte.

Outras informaçoes e a programação completa estão disponíveis no blog http://manausbemnafoto.blogspot.com/

Anúncios

Sobre Giovanna Consentini
Jornalista, feminista e mestranda de Imagem e Som. Pesquisa temas ligados aos direitos humanos e representação feminina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: